quarta-feira, 14 de abril de 2010

O Milagre do Manto - por Nelson Rodrigues



Nelson Rodrigues foi o tricolor mais rubro-negro que se tem notícia e como poucos escribas soube traduzir o espírito Flamengo que tanto nos arrebata em paixão.

Que essa energia cósmica de mil megatons do Manto Rubro-Negro seja incorporada hoje por nossos guerreiros para atingirmos o nosso obejtivo, a vitória. Mas do que nunca, nosso lema, tanto na Liberta quanto na luta pelo Tetra carioca, é: vencer, vencer, vencer...

SRN!

O sujeito que não acredita em milagre é capaz de tudo. Basta ver-lhe a face espessa, o riso encharcado de saliva, o ríctus alvar e, em suma, toda uma inestancável estupidez a escorregar-lhe da figura abominável. É susceptível dos piores sentimentos. E conheci um que não respeitava nem as cunhadas! Quanto a mim, com satisfação o confesso: – acredito piamente em milagre. Ou por outra: – só acredito em milagre.
A meu ver o fato normal, o fato lógico, o fato indiscutível merece apenas a nossa repulsa e o nosso descrédito. É preciso captar ou, melhor, extrair de cada acontecimento o que há, nele, de maravilhoso, de inverossímil e, numa palavra, de milagre. E não vejo como se possa viver e sobreviver sem esse milagre.
A rigor só há, em campos brasileiros, um único e escasso milagre, qual seja o da camisa rubro-negra. De fato, o que se sucede com a camisa do Flamengo desafia e refuta todas as nossas experiências passadas, presentes e futuras. Vejam vocês: – uma camisa que só falta dar adeusinho e virar cambalhota. Quando o time não dá mais nada, quando a defesa baqueia, e o ataque soçobra, vem a camisa e salva tudo. Diante dela, todos se agacham, todos se põem de cócoras, todos babam de terror cósmico. E vamos e venhamos: – como resistir a uma camisa que tem suor próprio, que transpira sozinha, que arqueja, e soluça, e chora? O Flamengo só perde quando não põe para funcionar o milagre da camisa. O milagre do seu Manto Sagrado.
Nelson Rodrigues

1 comentários:

AF Sturt Silva disse...

Camarada até que fim achei seu blog.
abraços e saudações rubro negras!

http://flamengoshow.blogspot.com/2010/04/o-flamengo-cbf-e-o-clube-dos-13.html

Postar um comentário